Sobre

O que é o Ecocentro Bicho do Mato?

O Centro Ecopedagógico Bicho do Mato é um sítio localizado as margens da Br 101, na Mata Atlântica da Zona Rural ao Norte do Recife, no bairro da Guabiraba, na Biorregião de Dois Irmãos. Está dentro da APA – Área de Proteção Ambiental – Aldeia Beberibe.

Com quatro anos de atuação, realizou um curso de formação em Permacultura PDC Popular, curso de Bioconstrução Popular e inúmeras oficinas e capacitações na área da ecopedagogia, economia solidária e cultura de paz.

Foi contemplado recentemente em parceria com o Pontão Iteia com o Premio Economia Viva para a criação de plataforma virtual em Rede de comercialização e trocas de serviços e produtos dos Pontos de Cultura no Brasil.

Abrigou durante 11 meses a Caravana Arco-Íris por la Paz, ecovila itinerante e Pontão de Cultura ligado ao Ministério da Cultura;

O Ecocentro desenvolve práticas comunitárias para a integração e desenho social e adota ações de gestão permacultural no seu cotidiano.

Atualmente, residem cerca de 5 educadores que fazem parte da equipe fixa, crianças e estagiários e voluntários temporários.

Realizamos no Ecocentro o único mercado de trocas solidário com moeda social do Estado, oferecemos trilhas ecopedagógicas para escolas, grupos universitários e empresas, estágios monitorados, oficinas socioambientais, capacitações diversas de professores e alunos da rede pública e privada, cursos, saraus culturais e vivências. As atividades são gratuitas e pagas, primando sempre por valores populares, mantendo a acessibilidade e a democratização das Tecnologias Sociais, Ambientais e Culturais do Novo Tempo.

Visitas e estágios devem ser agendados com antecedência prévia de 1 semana pelo email:


ecocentrobichodomato@gmail.com

 

Missão

Criar uma plataforma de estudos, pesquisas e práticas, estabelecendo um centro de referência em cultura da sustentabilidade, desenvolvendo um laboratório social para a formação de agentes multiplicadores em tecnologias sociais e educacionais como a permacultura, bioconstrução, agroecologia, economia solidária e ecopedagogia.

 

Visão

Criação de um Laboratório Biosférico rumo a uma Sociedade Ecológica, um novo paradigma.Socialmente justa, ecologicamente correta , economicamente viável e solidária e culturalmente diversificada, como forma de ser e estar no mundo.