III MERCADO DE TROCAS SOLIDÁRIAS

MERCADO DE TROCAS SOLIDÁRIAS – DOMINGO 21 DE SETEMBRO
           NO CENTRO ECOPEDAGÓGICO BICHO DO MATO.
           

CELEBRAÇÃO DA CHEGADA DA PRIMAVERA

A Ciranda Solidária, a Comunidade Ecopedagógica Bicho do Mato e a Caravana Arco Íris por la Paz convidam tod@s a participarem de um domingo de trocas solidárias, vivências e oficinas.
        A Rede Ciranda Solidária criada em 2006, construiu a primeira iniciativa de trocas utilizando moeda social do Estado de Pernambuco. Com a iniciativa, busca-se fortalecer uma rede de difusão de tecnologias sociais e ambientais, romovendo o consumo sustentável, a ecologia profunda e a integração entre coletivos e indivíduos altermundistas*.
* Os que buscam uma alternativa a globalização econômica neoliberal. Alter – Alternativa, Mundista – Mundo.
                                  
  Vamos trocar ?
        A palavra "troca" resgata o sentido da reciprocidade, em que alguém oferece algo a outro, tendo como base a confiança. Na troca solidária, a abundância se apresenta e o ato incondicional de dar sem querer receber “algo” em troca, se manifesta com sorrisos, abraços e desapego.
  O que levar para trocar?
        Faça uma análise profunda do ser de consumo que somos. Precisamos de tudo o que está em nossos armários, gavetas,
cabides e caixas ? Traga sua produção ou excesso. Artesanato, alimentos, habilidades, massagem, poesia em cordel e objetos dentro de casa que você não usa mais e que alguém pode precisar muito. Roupas, cds, livros e cartilhas educacionais em bom estado são muito bem vindas. Quanto mais e melhor for seus produtos e serviços, melhor colherá e a abundância se manifestará.
 
Quem traz troca,quem não traz olha !!!
                           
    Programação
       
09:00  Busca das pessoas que chegam de ônibus no terminal da Macaxera pela Kombi da Caravana. (contribuição R$ 2,00)
09:30  Roda de boas vindas e celebração da chegada da primavera.
                     
  OFICINAS das 10:00 as 12:00hs

1- Tenda da Lua
Circulo da saúde das Mulheres, com ritos e ritmos para saudar a chegada da primavera. Trazer roupas brancas, flores, incensos, frutas, instrumentos musicais e muita alegria.
Focalizadora: Veronica Sacta – Caravana Arco Iris por la Paz
 
2- Oficina de Cob para construção do forno de barro
Venha dançar e amassar o barro, ativando a chegada da primavera e preparando o forno de pizzas do bicho do mato. Roupas leves e uma muda de roupa para a pós oficina.
Focalizador: Simon Soto Pico
 
12:30 Almoço comunitário
OBS: Pratique a abundância. Traga comidas naturais para compartilhar com tod@s. Pode levar pronto ou para preparar, como arroz integral, verduras e legumes sem agrotóxicos, macarrão e pão integral, frutas, bolos, tortas, biscoitos caseiros, farinha de trigo,mel, humm que delicia !
 
Gentileza não trazer produtos com carne (boi, galinha, peixe, porco) ou
industrializados (refrigerantes, enlatados ou produtos com excesso de
aditivos químicos)
 
                      MERCADO DE TROCAS SOLIDÁRIO

14:00 Formação da Ciranda Solidária e mini oficina sobre trocas e moeda social
14:30 Início do mercado de trocas e início das oficinas
17:00 Fim das trocas e círculo de fechamento
17:30 Fogueira e ritual do pôr do sol para celebrar o início da primavera

Local: Sítio Bicho do Mato –Comunidade Ecopedagógica BR 101 KM 58,5 Guabiraba – Córrego dos Passarinhos, bifurcação a direita
Instruções: Vá até o km 57 da BR 101 sentido norte e faça o retorno. Siga as placas OTL. Entre na placa OTL depois de 1,5 km do retorno e siga por uma estrada de terra. Após passar uma construção vermelha e azul, siga a estrada sempre a direita e vá até o ultimo sitio com uma bandeira do arco – iris no portão de entrada. Bem vindo ao Centro Ecopedagógico Bicho do Mato. Se possível, busque carona solidária, venha de ônibus ou de bicicleta ! Tragam as crianças para um dia especial em contato com a natureza.
 
Contatos:
 81 – 9708-2686
 ecopedagogia@gmail.com
 
   Aceitam-se doações de roupas, livros em bom estado, mantimentos, sementes, mudas, brinquedos, artigos de limpeza e higiene para o sitio e para a comunidade local.